
O Curso de Extensão “Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas” é uma formação de abrangência nacional e que envolve inúmeras Instituições Públicas de Ensino Superior na sua oferta, por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da CAPES. A iniciativa está diretamente relacionada à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC).
O objetivo é contribuir para a formação continuada de profissionais da educação comprometidos com práticas pedagógicas antirracistas, inclusivas e alinhadas às legislações brasileiras que tratam da valorização da história e cultura afro-brasileira, africana, indígena e quilombola no currículo escolar.
Estrutura Curricular
Este Curso de Extensão tem como objetivo geral consolidar proposta de formação continuada à distância para docência e gestão da educação básica com base nos princípios da ERER e EEQ.
Para isso, sua estrutura curricular está organizada em quatro módulos teórico-conceituais, cada um com 30 horas de carga horária, conforme detalhamento a seguir:
- Módulo 1: Panorama Étnico-Racial e Quilombola Brasileiro.
- Módulo 2: Culturas e territorialidades.
- Módulo 3: Educação Antirracista na Prática.
- Módulo 4: Gestão Democrática para a Diversidade.
Para isso, sua estrutura Para conhecer detalhadamente as ementas de cada módulo, bem como a bibliografia que será explorada ao longo das atividades formativas do curso, recomenda-se a leitura do Projeto Pedagógico do Curso, clicando aqui.