Histórico

A criação do NITAE² resulta da trajetória de mais de 30 anos de um grupo de professores pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento que convergiram esforços para a implementação e desenvolvimento da Educação a Distância (EaD) na Universidade Federal do Pará (UFPA), ainda na década de 1990. Ao longo deste tempo, sobretudo no período de 2001 a 2009, a modalidade foi institucionalizada, sendo criada a Assessoria de Educação a Distância (AEDi), vinculada ao Gabinete da Reitoria da Instituição.

Desde então, a partir de ações e estratégias inovadoras, que combinavam os usos das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) com métodos educativos tradicionais, a AEDi atuou na consolidação e ampliação das atividades de ensino no Pará, e constituiu-se como um espaço onde foi possível congregar diferentes competências, áreas de conhecimento, pesquisadores e profissionais que pensam soluções criativas para Pesquisa, Ensino e Extensão dentro e fora do país.

Com esse capital humano constituído, o grupo concebeu e realizou projetos de inovação em ensino que passaram a gerar soluções para outras modalidades de estudo, além da EaD. Assim, o NITAE² nasce da transformação da Assessoria de Educação a Distância (AEDi), aprovada pelo Conselho Universitário (Consun) da UFPA, por meio da Resolução no. 760, de 20 de outubro de 2017, com a proposta ampliar e potencializar o trabalho que vinha sendo realizado pela Assessoria no que se refere ao desenvolvimento de projetos transdisciplinares para proposição de soluções inovadoras para os processos educacionais, dentro e fora da Instituição.

O Núcleo desempenha papel estratégico para auxiliar a Instituição a pensar os processos de ensino e aprendizado no contemporâneo, e foi uma das unidades acadêmicas de referência para a implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) na UFPA e para organização das ações de trabalho remoto na Instituição, durante a pandemia.

Rolar para cima